31 agosto 2013

Uma visita à história do vinho

Vai visitar a Torre Eiffel, então que tal antes fazer aquela foto clássica no Trocadeiro e aproveitar para dar uma passada no Musée du Vin? É uma excelente oportunidade para os entusiastas de vinho ou para fazer um programa diferente do tradicional e turístico.

Museu do Vinho em Paris


Instalado no 16º arrondissement, entre a Torre Eiffel e o Trocadeiro, nos subterrâneos da antiga Abadia de Passy, o museu abriga uma extensa coleção de instrumentos e objetos evocativos a fabricação do vinho e as diferentes formas de vinificação. O acervo está exposto em uma galeria de uma pedreira do século XIV.

Museu do Vinho em Paris

Como Paris foi construída, o calcário foi extraído a partir desta área para a construção de pontes e edifícios. A pedreira de calcário foi utilizada do século 13 ao século 18 para construção da cidade de Paris e suas pontes. Em 1400 a pedreira era parte de Passy Abbey, e o mosteiro utilizava os túneis dessa antiga pedreira subterrânea como adega para armazenar seu vinho. Nos eixos longos subterrâneos, pilares oferecem suporte para o teto da pedreira. A área também era conhecida pelas nascentes de água mineral que foram reverenciadas por suas propriedades curativas. 

Museu do Vinho em Paris

Em 1954, o Conseil des Echansons de France foi criado para promover os vinhos franceses e em 1984 a irmandade inaugurou o Musee du Vin.
Além do museu, o estabelecimento possui um excelente bar para a degustação de vinhos e o restaurante "Les Echansons", com uma ótima cozinha tradicional francesa e uma adega com cerca de 300 rótulos franceses.
Você ainda pode participar das aulas que são oferecidas aos visitantes e degustar os vinhos franceses que serão acompanhados por deliciosos queijos produzidos na França.

Degustação no Museu do Vinho em Paris

Museu do Vinho em Paris

O museu é acessível para visitantes com deficiências visuais ou auditivas, possuindo a “Tourisme & Handicap”, selo para essas duas categorias de deficiência.
O preço do ingresso inclui um copo de vinho, mas há também opções de admissão, que incluem até três copos de vinho e uma variedade de queijo. Ocasionalmente, o museu abriga aulas de degustação de vinhos, onde os participantes aprendem os conceitos básicos do vocabulário do vinho, cheirar e provar, assim como harmonização com alimentos. Sessões mais avançadas permitem que os participantes estudem os vinhos de uma região específica da França. 
Museu do Vinho em Paris

Às portas de Paris, o vinhedo de Xavier-Privat Charvin também pode ser visitado. O especialista criou um vinhedo cultural e pedagógico com objetivo de preservar a memória da vinícola parisiense. A visita à plantação, constituída de cerca de 400 cepas, permite conhecer In Loco o processo do cultivo e as técnicas de enxertos, entre outras curiosidades. No término da visita, os participantes recebem mais comentários com a degustação de vinhos. Para mais detalhes, visite os sites:
Musée du Vin
Rue des Eaux – 5, praça Charles Dickens – Paris
Tel.: 01 45 25 63 26
Metrô: Passy
RER: Tour Eiffel, Champs de Mars
Horário: De terça a domingo das 10h às 18h


Domaine de la Vigne de Paris-Bagatelle
8, bd Richard-Wallace
Tel.: 01 45 01 61 43
Metrô Pont-de-Neuilly





Nenhum comentário:

Postar um comentário