23 agosto 2013

Raclete e Fondue de Chocolate são ótimas dicas para as noites de inverno

No inverno temos a oportunidade de experimentar comidas que não fazem parte do nosso dia dia nem do nosso costume e isso pode ser muito divertido além de prazeroso.
Hoje trago duas ideias que me agradam muito, a Raclete e a Fondue de Chocolate, em especial a de chocolate que pode ser servida como sobremesa após a Raclete.

A Raclete, no feminino, é um prato criado pelos camponeses, na Suíça, e preparado com o queijo suíço raclete, no masculino, que tem uma consistência média. No inverno os queijos endurecem e é comum aquecê-los para que fiquem macios.
A preparação da Raclete é muito simples, originalmente, bastando aquecer o queijo, que é raspado (racler, verbo raspar, do francês) no prato dos comensais.

Foto: Wikipedia
Processo original de derretimento do queijo raclete  

Hoje a Raclete pode ser preparada em qualquer lugar e em qualquer ambiente, pois a racleteira, aparelho específico para derreter o queijo e aquecer os acompanhamentos, é elétrica e muito prática. No mercado pode-se encontrar racleteira para duas a até doze pessoas, sendo um prato ótimo para reunir os amigos ou a família nas noites de inverno.

Vários acompanhamentos podem ser utilizados, sendo mais comum a batata inglesa, o pickles e embutidos como presunto cru, copa, lombo defumado, salame e salsichas.
Não é muito fácil encontrar o queijo raclete, mas como o queijo é a estrela da Raclete, capriche na escolha, usando queijos macios, que derretam com facilidade como, o gouda, gruyère e o brie, por exemplo.

Os acompanhamentos vão diretamente às pás de queijo ou, se preferir, no prato. Crie e abuse na hora de preparar sua Raclete, diversifique nos acompanhamentos, adequando o prato ao seu gosto e de seus convidados.

Algumas sugestões que já testei e foi um sucesso:

1) Torrada temperada com azeite e pimenta, copa tostada na chapa, queijo brie derretido na raclete e pepino em conserva;
2) Batata esmurrada com azeite, cebolinha e pimenta do reino, presunto cru tostado na chapa e queijo raclete derretido;
3) Salsichas, azeitona, champignon e tomatinhos cereja levemente tostados na chapa com azeite e servidos com queijo gruyère derretido na racleteira.

Para ajudar na preparação da Raclete selecionei dois vídeos super bacanas:



A Fondue de Chocolate, outra especialidade suíça, é também uma ótima dica para as noites de inverno, podendo ser uma opção de sobremesa para a Raclete ou uma deliciosa opção para um jantar romântico.

Fondue de Chocolate


O preparo é simples e rápido e seus amigos vão adorar, com certeza!
Se quiser, siga essa receita, mas se você tiver a sua, vá em frente, pois o que importa é usar um chocolate de ótima qualidade.

Ingredientes 

- 400g de chocolate ao leite
- 125g de chocolate meio amargo
- 200g de creme de leite (com soro)
- ½ cálice de licor  (menta, laranja, amarula,
Baileys Irish Cream etc.) ou conhaque

Preparo 

Raspar o chocolate e aqueça em fogo baixo quando, começar a derreter, acrescente o creme de leite e o licor. Fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Tome muito cuidado para não deixar o chocolate ferver.
Sirva na panela de fondue com os acompanhamentos que podem ser frutas da estação cortadas em cubos, frutas secas, bolos e marshmallow.

Veja o preparo nesse vídeo que selecionei: 




Veja também o poste de Fondue de Chocolate Branco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário