30 agosto 2013

Faça diferente em Paris, saia do óbvio!

O que não falta em Paris são programas legais, mas geralmente os viajantes vão aos mesmos lugares e fazem as mesmas coisas...
Neste poste apresento uma das opções entre os 424 parques e jardins que Paris oferece além do Jardim des Tuileries e o de Luxemburgo, tão conhecidos dos turistas.

Parc des Buttes-Chaumont
Vista do lago, da ilha rochosa e do templo Sibila


Ainda que você tenha um ótimo guia da cidade, provavelmente ele não mencionará o Parc des Buttes-Chaumont, o terceiro maior e um dos mais bonitos de Paris, 19º arrondissement.
Diferente de qualquer outro que você já tenha visitado, o Buttes-Chaumont é bem mais “selvagem” e assimétrico, fugindo totalmente do estilo dos jardins “à francesa” – como o do Palácio de Versailles, por exemplo.

Parque Buttes-Chaumont, Paris


O Buttes-Chaumont foi construído em volta de um lago com uma ilha rochosa de 30 metros de altura e sua área é preenchida com muitos altos e baixos, além de uma gruta e uma cascata, o que lhe conferem esse ar selvagem que mencionei.
Duas pontes levam à ilha, a Ponte Suspensa, que é o local perfeito, se é que podemos eleger um local perfeito para fotos, e a Pont des Suicides, do lado oposto da primeira e mais longa. Sobre a rocha, o Temple de la Sibylle proporciona uma bela vista de Paris, aproveite para descansar da subida e fazer fotos incríveis.

Parque Buttes-Chaumont
Templo de Sibila no alto da ilha

Parque Buttes-Chaumont
Pont des Suicides


O Buttes-Chaumont fica fora do circuito turístico, portanto, é um bom lugar para ver os parisienses em seu momento de lazer que lotam o parque nos finais de semana para caminhar, pedalar, fazer piquenique ou simplesmente se jogar na grama e pegar um pouco de sol.

Parque Buttes-Chaumont


Inaugurado em 1867, o Buttes-Chaumont foi construído por encomenda de Napoleão III onde antes era um local de extração de gipsita e usado como cemitério de cavalos.

O parque tem ainda um teatro de fantoches e alguns bares, entre os quais o Rosa Bonheur que bomba na primavera e no verão

Perto do Rosa Bonheur, na parte leste do parque em direção ao norte, dá para ver os trilhos da desativada Ligne de la Petite Ceinture, uma antiga linha de trem que contornava a cidade.
Planeje sua visita para um dia de sol e tire o dia para relaxar e descansar da rotina turística, afinal esse é um programa parisiense! Mas antes de se aventurar, consulte o mapa, pois o parque tem seis entradas principais e outras nove secundárias. Recomendo descer na estação Buttes-Chaumont da linha 7 bis e pegar a primeira entrada à direita, que fica próxima ao lago.
Parque des Buttes-Chaumont

Endereço: 1 rue Botzaris, 75019, Paris
Metrô: Buttes-Chaumont (linha 7 bis)
Horário: Aberto todos os dias, das 7h às 20h (de maio a agosto, fica aberto até as 22h)





Nenhum comentário:

Postar um comentário