15 maio 2013

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão - RJ


Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro



Um passeio pela história e pela cultura do Brasil, mas de uma forma interessante, descontraída e criativa é o que proporciona o “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”. Em sua quinta edição, o circuito acontece, no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio, pelo famoso bairro da Zona Norte que abriga diversas instituições científico-culturais de grande importância histórica. As atividades são totalmente gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.



O ponto de partida acontece na Quinta da Boa Vista. Entre 10h e 16h, ônibus sairão do parque com destino às instituições culturais do bairro, como o Museu Nacional, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Club de Regatas Vasco da Gama. Em todas as instituições participantes, acontecerão atividades especiais no final de semana do evento.


O Turismo Cultural encerra as atividades da “11ª Semana Nacional de Museus”, que tem como tema, neste ano, “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece de 13 a 19 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). 

O objetivo é mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema. No total, 1.252 instituições vão participar da temporada 2013, organizando 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país, incluindo o Distrito Federal.

O projeto


O “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão” é um projeto desenvolvido desde 2009, idealizado e realizado pela Câmara Comunitária, juntamente com instituições de grande relevância histórica: Museu Nacional−UFRJ, Museu Militar Conde de Linhares, 1º Batalhão de Guardas − Batalhão do Imperador, Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Club de Regatas Vasco da Gama.


O evento é um roteiro cultural que tem como ponto de partida a Quinta da Boa Vista, de onde saem ônibus gratuitos que circulam por todas as instituições participantes. Durante o trajeto, o visitante escolhe seu próprio roteiro, visitando os locais de seu maior interesse. Ao sair de cada instituição, embarca novamente nos veículos identificados.


Essa atividade tem como objetivos: 


- Oferecer à população uma programação acessível, com valor científico, histórico e cultural; 
- Favorecer o reconhecimento do potencial turístico, da atratividade, da pluralidade cultural e da diversidade do bairro imperial de São Cristóvão;
- Estimular o acesso aos equipamentos culturais sediados no bairro imperial de São Cristóvão, possibilitando a integração desses espaços através de transporte e visitação gratuita;
- Reforçar a manutenção de uma sólida rede de relações entre as instituições do bairro. 
O “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão” tem sido um sucesso absoluto de público, estimado em 50 mil pessoas só na edição de 2012. A ação possibilitou aos visitantes o acesso e o conhecimento da história, ciência e cultura do nosso país, além de contribuir para a revitalização do bairro imperial de São Cristóvão.

A programação

Museu Nacional−UFRJ

Quinta da Boa Vista. Dias 18 e 19, das 10 às 16h
Visitas mediadas pelas exposições de Arqueologia Brasileira, Etnologia Indígena, Egito Antigo, Evolução da Vida, Culturas Mediterrâneas, Pompeia e Herculano, Arqueologia Pré-Colombiana. Destaque para a inauguração da exposição “Caminho das Lanternas”, contando parte da história dos transportes e da urbanização do Rio de Janeiro imperial.

Museu de Astronomia e Ciências Afins 
Rua General Bruce, 586. Dia 18, das 10h às 20h, e dia 19, das 10h às 17h
Venha conhecer o conjunto arquitetônico e histórico do Mast, o sistema solar em escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu. A observação do céu, uma das principais atrações do Mast, acontece no sábado, das 17h30 às 20h, por isso será disponibilizado transporte gratuito para a estação de metrô de São Cristóvão.
 
Museu Militar Conde de Linhares
Av. Pedro II, 383. Dias 18 e 19, das 10 às 17h
Visitação aos salões de exposições permanentes do museu, destacando-se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas.

1º Batalhão de Guardas
Avenida Pedro II, 158. Dias 18 e 19, das 10 às 16h
Visitação ao Espaço Cultural Granadeiros do Imperador. Apresentação da Banda Sinfônica do 1º BG (11h30, 13h30 e 16h).

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil
Campo de São Cristóvão, 114. Dias 18 e 19, das 10 às 16h
Visitas mediadas às exposições e câmaras filosóficas. Destaque para as obras em exposição temporária dos artistas plásticos Rosângela Eloy e Alberto Giunta, “Uma viagem pela história, ciência e cultura de nossa cidade”. Apresentação da peça teatral O Fantasma de Jaques DeMolay, às 14h (duração: 20 minutos).

Club de Regatas Vasco da Gama
Rua General Almério de Moura, 131. Dias 18 e 19, das 10h às16h
Visitas pelos seguintes pontos do clube: social, tribuna de honra, sala de troféus, vista do campo de futebol, parque aquático e capela. O estatuto do clube veta o acesso em suas dependências com vestimenta de qualquer outro clube do Brasil.
Serviço

“Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”
Dias 18 e 19 de maio de 2013
Das 10h às 16h
Saída: Quinta da Boa Vista


Fonte:
COORDCOM/UFRJ
dmvi@reitoria.ufrj.br

Por: Antonio Carlos Moreira - Assessoria de Imprensa do Museu Nacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário