24 junho 2012

Florença - Praça Michelangelo, pôr do sol imperdível!


Que Florença é uma cidade belíssima, berço da Renascença e detentora de um patrimônio histórico incomparável, já falei no post Conhecendo Florença. Agora, dedico este post a um dos lugares mais especiais desta cidade impressionante, a Piazza Michelangelo. 





Um pouco mais afastado do Centro, ao sul do Arno, numa zona residencial charmosa, está o ponto que, para mim, oferece o melhor ângulo para observação de Florença: a Piazza Michelangelo.
A praça, construída na parte alta da cidade pelo arquiteto Giuseppe Poggi, em 1869, tem uma imponente réplica, em bronze, do famoso David de Michelangelo. Evidentemente, foi construída uma homenagem ao mestre renascentista.





A praça em si é bem simples, mas é a vista panorâmica que atrai a atenção dos turistas.






Apesar da subida e da longa escadaria, vale a pena o esforço, pois nada se compara ao pôr do sol visto de lá.




Aconselho chegar cedo, explorar os arredores a pé, perdendo-se pelos jardins, escadas e passeios do bairro em busca de novos ângulos da cidade. Entretanto, não deixe de assegurar seu lugar na praça para assistir ao espetáculo no final da tarde, pois a concorrência é grande. As escadas se transformam numa grande arquibancada e no parapeito a disputa por um bom lugar também é acirrada.







No local não há restaurantes ou bares, apenas trailers que vendem algumas guloseimas, água, cerveja e vinho. Não precisa muito para se embriagar com a vista que se tem de Florença. A cada instante as cores se intensificam, conforme o sol vai se escondendo e a noite chegando.






O momento pedia um vinho para acompanhar e nós arriscamos nas opções oferecidas (tinto ou branco a 5 euros). Compramos um branco. O vinho era decepcionante, como já podíamos imaginar, mas o que importava era fazer com que aquele momento fosse mágico. E foi!!!





Ao anoitecer, sugiro um jantar num dos restaurantes a beira do Arno ou na Piazza della Signoria.

Veja também:

Itália - arte, cultura, história, beleza e muito mais

Duomo de Florença





Nenhum comentário:

Postar um comentário