12 setembro 2011

Siena


Siena é um desses lugares que não se esquece jamais. Já havia estado em outras cidades medievais, mas em Siena, além das construções, ainda permanece uma atmosfera que nos remete imediatamente a uma época muito distante... lá para os séculos XIII, XIV ou XV. Sabia que Siena impressiona por sua conservação, mas é de se perder a fala!

Siena
Piazza del Duomo

Siena está a 244 km ao norte de Roma e 74 km ao sul de Florença. Se localiza na região central da Toscana e entre Siena e Florença está o vale do Chianti, importante região vinícola.

Construída no alto de colinas e cercada por antigas muralhas, com um fabuloso centro histórico, Siena é uma cidade que não pode de modo algum faltar em um roteiro de viagem pela Toscana.


As muralhas de Siena

Porta de São Marcos - Siena
Porta de São Marcos - por onde entramos em Siena
Chegando na cidade

Siena
As primeiras imagens das bandeiras das contradas enfeitando os respectivos bairros.

A cidade, foi um próspero centro comercial e financeiro entre os séculos XII a XIV. A peste de 1348 e rivalidades internas provocaram a decadência de Siena, que acabou anexada pela poderosa rival Florença.



Uma casa torre

A primeira dica que dou é que, ao contrario do que faz a maioria dos turistas, não faça bate e volta. Permaneça por pelo menos uma noite em Siena. Pela proximidade de Florença, as pessoas costumam fazer uma base na cidade vizinha e ir a Siena por algumas horas apenas, o que é um grande erro. Fique em Siena e aproveite para explorar a região:


Ao norte, é possível apreciar a riqueza da paisagem do Chianti (famosa pela produção de vinhos), com suas vinhas e oliveiras e, também as cidades de San Gimignano e Monteriggioni com suas muralhas e torres; ao sul, o vale da Arbia conduz à cidade de colina de Montalcino, sede da produção do famoso Brunello e a região de Le Crete com uma paisagem única de formações rochosas; e a oeste, chega-se ao mar onde a cidade de Livorno é um paraíso costeiro.

A noite, aproveite para desfrutar a tranquilidade dos restaurantes e das ruas pouco iluminadas, mas muito seguras, da Siena que a maioria dos turistas deixam para trás.  

Nossa viagem:
Partimos de Florença e depois de atravessarmos o Vale de Chianti, finalmente chegamos em Siena. Nosso hotel, no centro histórico, onde somente os automóveis e motos dos moradores da área ou os táxis que deixam os turistas podem entrar, mesmo assim, eles têm de entrar pela porta mais próxima de suas residências ou do hotel. Caso contrário, são flagrados pelo discreto sistema de câmeras espalhados pelas ruas e multados pesadamente.
Fizemos contato com o Hotel Duomo e um funcionário veio ao nosso encontro. Nos levou até o hotel e depois estacionou nosso carro fora do centro histórico. E por falar em estacionamento, é bom estar preparado, pois as diárias não são baratas, a partir de 20 euros.


Hotel Duomo - Siena


Fizemos o check in e para nossa surpresa o hotel nos agraciou com uma suíte superior a que havíamos reservado. Era maior e nos proporcionava uma vista maravilhosa da cidade, do Duomo, do Campanário, da Torre del Mangia e das colinas da Toscana. Algo fora de série! Aliás, o Hotel Duomo é um excelente lugar para uma hospedagem confortável em uma construção do século XII. Totalmente reformado e modernizado por dentro, mas mantendo as características originais, está localizado no coração de Siena, junto da Piazza del Campo e da Catedral. A diária de 130 euros inclui um ótimo café da manhã.

Vista da janela do quarto 

Quarto confortável com uma vista que dispensa comentário

Hotel Duomo - Siena




Vista da janela do quarto do Hotel Duomo - Siena
Duomo e Campanário

Vista da janela do quarto

A Toscana da nossa janela e as andorinhas em revoada sobre Siena

Não podíamos ter chegado a Siena em melhor ocasião... Era o final de semana do Palio – que merece um post próprio. A cidade estava em extasie, pois o Palio é a celebração mais importante da cidade e envolve todos os sienenses.

Siena - bandeiras das contradas
As bandeiras das contradas ou bairros.

As dezessete contradas representadas por suas respectivas bandeiras.



Como só passaríamos dois dias em Siena, queríamos aproveitar ao máximo, portanto, fomos logo perambular pelas ruelas medievais, subir e descer as ladeiras apreciando as lindas janelas com beirais floridos, contrastando com as paredes cor de terracota.









A todo momento cruzávamos com um grupo de pessoas de alguma contrada (bairro) – também falarei das contradas em outro post. Eles desfilam pelas ruas usando lenços com as cores dos respectivos bairros e cantando seus "hinos". A frente dos homens vem o cavalo que correrá no Palio.


Palio - Siena

Palio - Siena


É realmente uma festa emocionante! Algumas contradas seguem pelas ruas tocando instrumentos e usando roupas de época, coloridas, com calças colantes, chapéus, mangas bufantes e grandes bandeiras.
É impossível não viajar no tempo e tentar imaginar a Siena medieval, o Palio e tudo o que girava em torno dessa corrida como as famílias tradicionais rivais e nobres do passado (Tolomei, Maresccotti, Salimbeni...).



Palio - Siena


As mulheres vêm atrás dos homens 

Seguimos pelas ruas escuras e estreitas, cheias de lojinhas de cerâmica típica da toscana, casas de massas, embutidos, queijos e vinhos fabricados pelos agricultores da região e claro, gelaterias, até que nos deparamos com a Piazza del Campo e a impressionante Torre del Mangia. É difícil descrever a emoção ao ver a Piazza tomada de gente e as casas a sua volta com os balcões, que durante o Palio se transformam em camarotes, enfeitados com panos vermelhos. Para mim tudo era especialmente emocionante, pois estava lendo um livro, “Julieta”, cuja história se passa na Siena de 1340 e com o Palio como pano de fundo. É uma visão inesquecível, pois parecia uma viagem no tempo!




A Torre del Mangia vista ao fundo

Piazza del Campo com o Palazzo Pubblico

Neste momento era realizado o sorteio dos cavalos e das contradas, ou seja, para cada cavalo sorteado, uma contrada também era sorteada. Na verdade, é uma questão de sorte ser representada por um cavalo melhor ou pior. É um momento em que as manifestações são de grande euforia por uns e muito descontentamento por outros. O sorteio é realizado no Tabernáculo da Capella di Piazza, que fica na base da Torre del Mangia.  



Palio - Siena
O Tabernáculo de mármore da Capella di Piazza

A Piazza do século XII, se abre num clarão enorme em forma de leque ligeiramente inclinado, onde é possível soltar uma bolinha de qualquer ponto da praça e vê-la rolar exatamente em direção do prédio da prefeitura (Palazzo Pubblico), que se encontra bem no centro. O chão de paralelepípedos vermelhos, separados por raios de pedra cinzenta saem do centro de sua linha horizontal em direção às bordas do arco A piazza tem cor de tijolo, cor da terra de Siena e é numa pista montada em volta dela que acontece, desde a Idade Média, a grande corrida do Pálio.


Piazza del Campo - foto da internet

Ainda na Piazza del Campo, aproveite para admirar a réplica dos relevos  de Jacopo della Quercia para a Fonte Gaia, depois tome a direção contrária e vá ao Palazzo Pubblico, onde se encontram os originais. No Museo Civico, no primeiro andar do Palazzo, admire as pinturas de Simone Martini e de Taddeo di Bartolo, dos séculos XIV e XV. Elas mostram como a escola de pintores de Siena se diferenciou de seus vizinhos florentinos no princípio do Renascimento.
Giotto já havia iniciado o movimento que deu mais realismo à pintura, e as obras mostram que ambos não estavam alienados a isso - têm sim figuras mais próximas da realidade, mas ainda preservam elementos da pintura gótica e bizantina com muito uso de cores douradas e ornamentos nas roupas dos personagens. Muitos afrescos famosos, como um que mostra Guidoriccio da Fogliano na Sala del Mappamondo (Sala do Mapa-mundi), provavelmente da autoria de Simone Martini. Na parede dessa sala pode-se ver o que restou do mapa-mundi de autoria de Ambrogio Lorenzetti. Uma das mais famosas obras no palácio é a representação do Bom e do Mau Governo na Sala della Pace (Sala da Paz), ou Sala dei Novi (Sala dos Nove), pelo mesmo Ambrogio Lorenzetti (veja as obras de Lorenzetti:
http://www.ricardocosta.com/pub/lorenzetti.htm).


Siena
Detalhes da Fonte Gaia

Fonte Gaia

Detalhe da Fonte Gaia

Detalhe da fonte

Detalhes da fonte

Dobramos à direita, na saída do palácio, e seguimos para Duomo, outro cartão postal que estávamos ansiosos por ver. Construído entre 1215 e 1263, impressiona não só pelo tamanho, mas principalmente pelas cores. O interior e o exterior são revestidos com mármore branco e preto-esverdeado em faixas alternadas, a fachada é ricamente trabalhada com mármore rosa de várias tonalidades. As estátuas e bustos na fachada também são um espetáculo da arquitetura.

Duomo de Siena

Ao entardecer, a fachada da Catedral ganha tons mais intensos em seus mosaicos e no mármore rosa.

O pôr do sol valorizando ainda mais o que já é perfeito.



A porta principal em bronze com trabalhos em alto relevo, ladeada por belíssimas colunas de mármore em diferentes tons de rosa.


Nas igrejas não se pode entrar com os ombros a mostra nem de short, por isso, tenha na bolsa uma pashmina.


Paulo em frente ao Duomo, no piso de mármore e, atrás uma coluna com a loba e os gêmeos Rômulo e Remo.

Ao lado da Catedral está uma coluna com a loba amamentando Rômulo e Remo

O chão em opus sectile (veja o post sobre o Duomo) é um dos mais decorados da Itália e cobre toda a área da Catedral. Sua construção durou dois séculos e quarenta artistas trabalharam na obra. São 56 painéis em diferentes tamanhos. O chão inteiro só pode ser visto durante três semanas ao ano, no resto do ano, boa parte fica coberto para proteger a obra.




Trabalho em opus sectile

O púlpito, uma das obras-primas de Nicola Pisano, feita entre 1265 e 1268 com a ajuda de Arnolfo di Cambio, cheia de detalhes, figuras de pessoas e de animais em alto relevo.

Púlpito Catedral de Siena
Púlpito de Nicola Pisano

Depois desse primeiro contato em que nos maravilhamos com a cidade, retornamos a Piazza del Campo, que já estava mais vazia e comemos um delicioso cordeiro no Ristorante Al Mangia, bem atrás da Fonte Gaia. O calor chega a ser sufocante em Siena no verão, por isso abrimos mão do vinho e partimos para uma Peroni (cerveja italiana) bem gelada. Os preços dos restaurantes na Piazza são mais altos em função do lugar. Pode-se comer muito bem ou até melhor, por muito menos em charmosas tratorias nas ruas tortuosas da cidade ou nas pracinhas medievais. Outra opção para um almoço rápido mas bem toscano é entrar em uma das lojas que vendem frios, embutidos, queijos e vinhos e pedir um sanduiche a partir de 3 euros. Você escolhe o pão e o que compor seu sanduiche, leve ainda uma garrafa de vinho a partir de 9 euros. Eu amei!






Ristorante Al Mangia



Tratoria típica das ruas de Siena

É só entrar e mandar fazer seu sanduíche com o que há de melhor da Toscana.

Enquanto passeia pela cidade, a tarde, experimente as frutas frescas da região ou um gelato. Caso contrário, você vai se arrepender depois que sair de lá!
  

Siena

As frutas são deliciosas e caem muito bem para um lanche.

Você pode chegar a Siena de ônibus ou trem a partir de outras cidades da Itália. O ônibus vai até o centro histórico, mas a estação ferroviária fica fora do centro, ligando-se a ele por ônibus. Os aeroportos mais próximos são os de Pisa e Florença.
O ideal é fazer a viagem de carro explorando a região, pois a Toscana reserva incríveis paisagens. 
O tráfego é limitado dentro das muralhas, mas os estacionamentos fora do centro são servidos por ônibus, entretanto, a maioria dos hotéis fazem esse traslado.


Para ver:

Cattedrale di Santa Maria Assunta (Duomo di Siena)

Piazza del Campo



Palazzo Pubblico ou Palazzo Comunale - Construido entre 1297 e 1310 é um exemplo da arquitetura medieval italiana com influências góticas. A fachada do palácio é ligeiramente curva para dentro (côncava) para refletir a curva para fora (convexa) da Piazza del Campo. Durante muito tempo foi sede do poderoso governo sienense.

Torre del Mangia - Foi construída entre 1325 e 1348, com 102 metros de altura e passou a caracterizar a cidade de Siena. É uma das mais altas torre medievais da Europa e a segunda da Itália, depois do Torrazzo di Cremona. O relógio foi construído em 1360 por Bartolomeo Guidi.
Depois de variadas tentativas de fusão, o primeiro sino foi fundido em 1348 e instalado na cella campanária em 1349. Em 1666 foi instalado o sino atual, chamado pelos sienenses de Sunto (pela dedicatória a Maria Assunta) ou Campanone. Pesa 6.760 quilos e devido ao seu tamanho foi instalado sobre a cella campanária, onde o vemos hoje. Porém, por não ter sido fundido de modo perfeito, o seu som não é uniforme e varia de acordo com o ponto em que é atingido pelo badalo. Sendo tocado em modo tardicional só no dia do Palio, o seu som particular é associado pelos sienenses à iminência da festa. 
Em todos os outros dias do ano, as horas são assinaladas por um martelo automático no exterior do próprio sino.

Cappella di Piazza - é o tabernáculo em mármore que surge aos pés da Torre del Mangia, avançado em relação ao perfil do Palazzo Comunale. Esta estrutura foi edificada em 1352 para agradecer à Virgem Maria o salvamento do perigo da peste negra que tinha atingido a cidade em 1348. A sua construção durou muito tempo: as pilastras de esquina foram reconstruídas várias vezes e assumiram a sua forma atual em 1376. As esculturas inseridas nos nichos góticos das pilastras foram executadas entre 1378 e 1382.

Palazzo Piccolomini o delle Papesse  http://www.sienaonline.it/palazzo_delle_papesse.html

Chiesa di San Francesco - Uma das mais importantes igrejas de Siena, localizada na Piazza San Francesco. A igreja foi construída entre 1228 e 1255 e aumentada entre os séculos XIV e XV com o trabalho que transformou o edifício original românico em gótico.

Santuario Cateriniano 
http://www.sienaonline.it/santuario_s_caterina.html
Pinacoteca Nazionale

http://www.spsae-si.beniculturali.it/index.php?it/77/musei
Fortezza di Santa Barbara http://www.sienaonline.it/fortezza_medicea_siena.html
Oratorio di San Bernardino http://www.sienaonline.it/oratorio_san_bernardino.html
Chiesa di Sant’Agostino

http://www.sienaonline.it/sant_agostino.html
Orto Botanico

http://www.unisi.it/v0/minisito2.html?fld=4341

Porta di San Marco - Foi construída na segunda metade do século XIII. O arco em cima da porta é uma característica típica dos baluartes de Siena, e permitia aos soldados guardarem o portão sem serem vistos. Os jardins externos da Porta di San Marco apresentar uma das mais belas paisagens ao redor de Siena. 

Fontebranda - Construída no século XI, era a fonte mais importante da cidade. Hoje é um grande patrimônio gótico de Siena.

Fonte Gaia - Ou Fonte Alegre, foi uma das obras mais importantes dos anos 1400 e é tanto gótica quanto renascentistas.

Baílica de San Domenico - A construção foi iniciada em 1226 e concluída em 1265, mas no século IV uma reforma a deixou com a aparência atual.

Festivais e Eventos:
Palio di Siena (entre 2/jul e 16/ago)
Festival de Jazz (fim de julho e início de agosto)
Festival de Cinema (fim de setembro e início de outubro)

Como chegar:


De trem

- da estação Firenze Santa Maria Novella: 1:30h (baldiação em Empoli)
- da estação Roma Termini: 3h (baldiação em Chiusi)
- da estação Pisa Centrale: 2h (baldiação em Empoli)
A estação ferroviária de Siena encontra-se a 2 km do centro histórico, ou seja, a 5 min de ônibus.

De ônibus

De Firenze (estação de ônibus em frente a estação de trem Santa Maria Novella):
- “linea rapida”: 1:15h
- “linea diretta”: 1:35h
De Roma
Estação de ônibus Roma Tiburtina: 2:45h
Em carro
Se você encontra-se ao norte: estrada A1 saída “Firenze Certosa” e então a Superstrada Firenze/Siena (40 min).
Se você encontra-se ao sul: estrada A1 saída “Valdichiana” e então pegue a ligação Bettolle-Siena (2:30h).

Link

www.comune.siena.it   

Siena
Palazzo Pubblico, Torre del Mangia e Cappella di Piazza logo após o pôr do sol.
Um espetáculo! 

Siena é encantadora e cheia de romantismo. É uma cidade para se conhecer e voltar sempre! Até breve!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário